Notícias 15/04 - Central RISC passa a aceitar pagamentos por PIX

Cidadãos podem fazer o requerimento de certidões, protocolos e visualização de matrículas com pagamento instantâneo criado pelo Banco Central

O Colégio Registral de Santa Catarina (Cori-SC) lança, nesta quinta-feira (15.04), a nova modalidade de pagamentos pela Central RISC, por meio do PIX. Com a novidade implementada no sistema, a Visualização de Matrícula e os módulos “e-Certidão” e “e-Protocolo” disponibilizarão a alternativa a todos os usuários que solicitarem os serviços online da Central, com praticidade e facilidade, integrando ainda mais o processo de requerimento de documentos do registro de imóveis catarinense às funcionalidades e inovações disponíveis no mercado.

O pagamento instantâneo via PIX, denominado e criado pelo Banco Central (BC), permite que valores sejam transferidos entre contas (poupança, corrente, pagamento ou pré-paga) em segundos e em qualquer horário do dia, diferentemente dos conhecidos “TED” e “DOC”, que seguem os horários comerciais do banco e pagamentos via boleto, que levam de 1 a 2 dias úteis para completarem a transação. Assim, a solução permite injetar ainda mais dinamismo, segurança e praticidade em todo o processo e experiência do usuário da Central RISC.

 

Como realizar o pagamento?

Após o requerimento do documento, na etapa de pagamento, a opção “PIX” poderá ser selecionada. Um QRCode será gerado pela plataforma junto de um “Código PIX” próprio da transação.

O requerente então poderá realizar o pagamento pelo celular ou diretamente pelo site do banco, no computador.

Pelo celular:

  • Abra o app do banco, clique na opção PIX e selecione “Pagar”.
  • A câmera do celular será aberta. Caso o app faça o requerimento, permita que o sistema utilize a câmera.
  • Aponte a câmera para o QRCode na tela e confirme a transação.

Pelo computador:

  • Faça login no site do banco. Clique na opção PIX e selecione “Pagar”
  • Copie o código PIX disponível na tela de pagamentos da Central RISC.
  • Cole o código no espaço indicado pelo site do banco e confirme a transação.