Notícias 23/10 - Clipping – Folha Dirigida – Concurso TJ SC cartórios será retomado no primeiro semestre de 2021

Com mais de 200 vagas, o concurso para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina terá o retorno das atividades no próximo ano. Saiba mais!

Suspenso desde setembro, o concurso TJ SC para cartórios será retomado apenas em 2021.

A informação foi divulgada pelo juiz auxiliar Bruno Salles, durante o programa Palavra do Presidente, realizado ao vivo nesta quinta-feira, 22.

Com dois editais suspensos devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina deve voltar com as atividades referentes à seleção apenas no primeiro semestre do próximo ano.

“A comissão de concursos públicos trabalhava na realização de dois concursos, para servidores e para a atividade notarial, que foram suspensos pela pandemia da Covid-19. Estamos reavaliando a retomada dos trabalhos. Como o concurso para servidores tem aproximadamente 45 mil inscritos e demanda uma logística de organização e aplicação das provas, então a tendência é que o concurso notarial seja realizado antes, mas com previsão para o 1º semestre de 2021”, informou o juiz.

Para que você entenda melhor, este ano o TJ SC publicou dois editais de abertura. O primeiro, divulgado em fevereiro, oferece duas vagas mais cadastro de reserva para servidores, contemplando diversos cargos.

Já o edital para cartórios foi divulgado em julho, e conta com 220 vagas para provimento e remoção das serventias vagas no Estado. Antes de ser interrompida, a seleção tinha provas objetivas previstas para os dias 18 e 25 de outubro.

Saiba mais sobre o concurso

Concurso TJ SC para cartórios terá seis etapas

Todos os inscritos no concurso para cartórios do TJ de Santa Catarina passarão por seis etapas de avaliação.

 

Confira abaixo:

  • prova objetiva
  • prova prática
  • comprovação de requisitos para outorga
  • análise da vida pregressa
  • provas orais
  • avaliações de títulos.

Inicialmente, as provas objetivas para ingresso por remoção estavam marcadas para o dia 18 de outubro, das 8h às 14h, em Florianópolis. Essa etapa tem caráter eliminatório e classificatório.

Já para o ingresso por provimento, a prova estava prevista para o dia 25 de outubro, em mesmo horário, também em Florianópolis. Em novas datas a serem definidas, os exames serão compostos por 100 questões.

Confira a distribuição por disciplina:

  • Direito Notarial e Registral –25 questões;
  • Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Empresarial – 30 questões;
  • Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário – 30 questões;
  • Direito Penal e Direito Processual Penal – dez questões;

Conhecimentos Gerais – cinco questões.

A etapa discursiva estava agendada para o início do ano que vem, em 10 de janeiro de 2021, com duração de seis horas.

Em uma nova ocasião, os convocados terão que escrever uma dissertação, elaborar uma peça prática e responder a quatro questões discursivas. As demais etapas também seriam realizadas no decorrer de 2021.

Depois da publicação do resultado final do concurso, o presidente do Tribunal de Justiça fará a convocação dos aprovados, conforme a ordem de classificação, para Audiência Pública, em local, dia e hora oportunamente designados, para escolha das serventias.

Concurso TJ SC oferece 220 oportunidades

Publicado em julho deste ano, o edital do concurso para o Tribunal de Justiça de Santa Catarina oferta 220 vagas para provimento e remoção das serventias vagas no Estado.

Desse total, 147 são para provimento, sendo 139 de ampla concorrência e oito de pessoas com deficiência.

Para se inscrever, nesse caso, foi necessário ter nível superior completo em Direito e ter exercido função em serviço notarial ou de registro por dez anos.

Já as outras 73 vagas são para remoção, sendo 69 de ampla concorrência e quatro de pessoas com deficiência.

 

Para essa modalidade de ingresso, foi exigido exercício da atividade notarial ou de registro no Estado de Santa Catarina por mais de dois anos.

Conforme o edital, “os serventuários extrajudiciais não receberão vencimentos ou qualquer tipo de remuneração dos poderes públicos estaduais”.

Resumo concurso TJ SC cartórios

  • Órgão: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
  • Vagas: 218
  • Cargos: atividade notarial e de registro no Estado
  • Banca: FGV
  • Inscrições: 24 de julho a 3 de setembro

 

Fonte: Folha Dirigida