Notícias 24/02 - e-Qualifica 2021: Cori-SC lança série de videoaulas para capacitação técnica no RI

Curso Online terá aulas publicadas semanalmente e de forma gratuita para associados e prepostos do Cori-SC, com foco prático na área de registros de imóveis

O Colégio Registral de Santa Catarina (CORI/SC) lança nesta sexta-feira (26/02) o Curso Online e-Qualifica 2021, uma série de videoaulas voltadas para capacitação técnica de colaboradores dos Registros de Imóveis catarinenses. As aulas terão entre 15 e 20 minutos cada, somando uma carga horária aproximada de 30 horas em uma qualificação com duração de um ano. O treinamento tem início nesta sexta-feira (26.02).

A cada semana será apresentado um tema diferente por meio de aulas práticas, ministradas por registradores ou prepostos de RI, que apresentarão os temas previamente escolhidos com base no resultado de pesquisa via Google Forms enviada em dezembro/2020. O Curso tem foco no aspecto do dia a dia da atividade: desde a prenotação até a finalização, com orientações sobre o uso dos sistemas tecnológicos, cobrança de emolumentos, incidência e cálculo de FRJ.

Para o presidente do CORI/SC, Luiz Eduardo Freyesleben Silva, a importância da oferta de cursos de capacitação como o e-Qualifica para o contínuo desenvolvimento de procedimentos e boas-práticas da área registral é essencial. “O compartilhamento de experiências e conhecimento contribui para uma maior sintonia dos serviços registrais imobiliários no estado, ganhando, ao final, o usuário dos nossos serviços”, explica.

A aula inaugural do e-Qualifica será apresentada pelo presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e registrador de imóveis de Florianópolis/SC, Jordan Fabrício Martins, com o tema “Noções gerais de Qualificação e Princípios”.

Bianca Castellar de Faria, diretora de Ensino no Cori-SC e organizadora e criadora do curso e ressalta que a iniciativa do e-Qualifica visa trazer um programa prático para àqueles no cotidiano de um cartório de Registro de Imóveis. “Convidamos todos os registradores de imóveis catarinenses e suas Equipes a participarem de mais essa iniciativa do CORI-SC, o e-Qualifica, programa de capacitação com foco na prática”, diz.

Renata Nápoli Vieira Serafim, diretora de Regularização Fundiária e também criadora e organizadora do curso junto de Bianca Castellar, explica que o e-Qualifica foi “idealizado para atender os registradores de imóveis catarinenses que almejavam pela capacitação técnica e prática das suas equipes de maneira célere e eficaz! O seu objetivo principal, portanto, é apresentar aos prepostos o fluxo dos principais títulos, desde o seu apontamento a registro até a sua finalização” diz.

Encontros online e certificados

Uma reunião online será ministrada uma vez por mês por meio da plataforma Google Meets ou Zoom, com duração de uma hora para esclarecimento de dúvidas e troca de ideias com os registradores e prepostos que ministraram as aulas daquele módulo. As dúvidas de cada encontro mensal devem ser encaminhadas previamente para o e-mail eQualifica@colegiorisc.org.br até uma semana antes da reunião.

Após o debate, com o auxílio dos palestrantes que ministraram cada aula temática, uma avaliação objetiva com 10 questões será elaborada e aplicada aos participantes que, ao final do curso, receberão um certificado de capacitação.

Informações

Acesso: As aulas serão disponibilizadas no site www.colegiorisc.org.br/restrito/equalifica e ficarão arquivadas para consulta posterior.

Login: Para acessar a plataforma basta utilizar o login de associado do Cori-SC.

Público-Alvo: Associados do CORI-SC e seus prepostos.

Cronograma inicial (próximas aulas e datas serão divulgadas em breve):