Notícias 25/11 - Registradora de Joinville e diretora do Cori/SC discursa na abertura do Encontro da Qualidade da Anoreg/BR

Bianca Castellar de Faria falou sobre os serviços do extrajudicial, a atual sociedade e as adaptações devido a pandemia

O Encontro da Qualidade Anoreg, promovido pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), que antecede o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg (PQTA) e Prêmio Nacional da Anoreg (PNA) na noite desta quinta-feira (25/11), contou com a presença e o discurso da registradora do Imóveis Titular do 1º Registro de Imóveis de Joinville e diretora do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (Cori/SC), Bianca Castellar de Faria. A registradora falou sobre a relevância dos cartórios na sociedade, como o extrajudicial precisa estar sempre em constante evolução para atender as demandas da sociedade e comentou sobre a importância dos processos.

Castellar começou sua fala sobre a importância do planejamento e preparação para os momentos de “caos” que a sociedade pode vir a enfrentar, se referindo a pandemia. “É muito importante um prévio planejamento para quando a situação ocorra a gente já tenha um planejamento e consiga executar de modo mais seguro, porque antes já pensou em uma solução. […] A chance de acerto é maior quando já foi analisado diversas hipóteses e fatores, quanto maior a preparação de gestão de compliance nas serventias extrajudiciais”. Foi com esse pensamento que ela conta que o1º Registros de Imóveis de Joinville levou cerca de uma semana para se adaptar às novas regulações que iam de acordo com as restrições estabelecidas devido a pandemia. “Se a gente não tiver um serviço on-line que seja ágil e eficaz, a pessoa vai presencialmente até o cartório”, exemplifica.

A importância em atender a sociedade

A registradora citou as críticas e ameaças que os cartórios sofrem, e falou que a forma de combater essas opiniões é mostrar para a sociedade a importância e segurança das atividades extrajudiciais, seja para uma negociação, para uma autenticação, um registro e outros, além de tornar a vida do cidadão mais simples com serviços eficazes. “Precisamos adaptar a nossa rotina e dinâmica para apresentar prazos que estão de acordo com a sociedade veloz que existe hoje […] Ou a gente se mantém relevante e importante, ou a sociedade e o mercado imobiliário vai encontrar uma alternativa para o extrajudicial. É nos manter presente, é existir. E isso é uma obrigação e não um favor”, opina Bianca Catsellar de Faria.

PQTA

No final de sua fala, ela abordou a importância do PQTA para as serventias e, consequentemente, para a sociedade. Bianca citou ainda a importância das análises de gestão ambiental, gestão de saúde, segurança no trabalho e outras examinadas pelo PQTA e como isso incentiva a constante melhora dos cartórios, e o quanto isso ajuda a prestar um serviço de qualidade.

“O PQTA acontece uma vez ao ano, mas o nosso processo acontece todos os dias. A premiação é uma simbologia daquilo que enfrentamos e exercemos diariamente, uma simbologia de que estamos indo no caminho certo […] e é nessa caminhada que a gente cresce e fortalece. Tudo isso é muito importante para nós”, finaliza a registradora.

Outros pontos do encontro

Também estiveram presentes a diretora executiva da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Fernanda de Almeida Abud Castro, e o advogado e mestre e ciências jurídico-políticas (Universidade de Lisboa), Daniel Perelli Lança.

A diretora executiva abriu o evento e apresentou os palestrantes, e o advogado  discursou sobre questões que envolvem a LGPD, a compliance jurídico, sobre os desafios enfrentados pelas serventias extrajudiciais e a identificação desses desafios para que eles sejam solucionados.

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, acesse as redes e o canal do YouTube da Anoreg/BR.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cori/SC