Notícias 10/08 - 09/08/21 – TJ/SC – Servidor do Foro Extrajudicial recebe título de cidadão honorário do município de Brusque

O servidor Raul Wanderley Eble, assessor correcional do Núcleo IV da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Foro Extrajudicial, recebeu nesta semana (3/8) o título de cidadão honorário do município de Brusque, no Vale do Itajaí. A honraria foi indicada pelo vereador Rogério dos Santos (DEM), via Decreto Legislativo n. 04/2021, e concedida em sessão solene na Câmara de Vereadores de Brusque que celebrou a passagem do 161º aniversário de fundação da Colônia Itajahy (Brusque).

Morador de Brusque há quase 40 anos, o servidor foi indicado pelos demais cidadãos honorários como orador na sessão. Compartilhou as trajetórias dos homenageados sobre o sentimento de pertencimento à cidade: “Para cá viemos pelos mais diferentes motivos e aqui construímos vidas e amizades eternas. Não somos mais forasteiros, somos brusquenses”. Eble ainda agradeceu aos legisladores pela homenagem e dividiu a honraria: “Abarco o reconhecimento do título a todos os servidores da comarca de Brusque, do Núcleo IV da Corregedoria-Geral da Justiça do Foro Extrajudicial e a todos os servidores das comarcas do Estado de Santa Catarina”.

Proveniente do município de Taió (SC), Raul Wanderley Eble chegou a Brusque em 1982, onde iniciou o curso de Filosofia na Febe e foi aluno interno do Seminário Filosófico de Santa Catarina (Sefisc). Logo, o taioense migrou para o curso de Ciências Jurídicas da Fundação de Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí, atual Univali, onde graduou-se. Na busca do aprimoramento, cursou a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina e pós-graduação em Direito Notarial e Registral. De sua união com a brusquense Marlete Maria Civinski nasceu a filha Isadora Civinski Eble.

Sua trajetória no Poder Judiciário iniciou em 1988, quando ingressou na comarca de Brusque por meio de concurso público, onde respondeu interinamente pelo cartório da 2ª Vara Cível, Feitos da Fazenda e Tribunal do Júri. Atuou como escrivão da 5ª Zona Eleitoral. Foi lotado nas assessorias dos juízes da 2ª e 1ª Vara e dos juízes substitutos. Nesta instituição, participou do processo pioneiro de desenvolvimento da votação eletrônica e da totalização de votos no Brasil.

No período de 2005 até 2006 foi convocado e participou da implantação do Sistema de Automação do Judiciário – Primeiro Grau (SAJ/PG), no módulo específico para os gabinetes e assessorias dos magistrados em várias comarcas do Estado. No final do referido período, também atuou no programa SAJ/GGS nos gabinetes dos desembargadores.

No ano de 2007, convidado pelo saudoso desembargador José Volpato de Souza, então vice-corregedor, foi lotado na Corregedoria-Geral de Justiça, na função de assessor correcional com atuação no extrajudicial, e inicialmente com demais colegas colaborou com sua estruturação. Está lotado no Núcleo IV da Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial, com atuação na fiscalização e orientação das serventias extrajudiciais.

Na comunidade brusquense, destacou-se durante as cheias de 1984, quando atuou como voluntário da Defesa Civil no atendimento à população durante e após a enchente, e, no esporte, presidiu a Junta de Justiça Desportiva da Liga Desportiva Brusquense (LDB), integrou os Conselhos de Julgamento dos Jogos Esportivos do SESI e dos Jogos Regionais da Fesporte e foi membro do Conselho de Julgamento dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque.

Na mesma sessão solene da Câmara de Vereadores de Brusque, Edson Lyra, Gelson David Alves Lopes, Jandira Ceará da Costa, Nilton Jair Proença da Silva, Rogério Ristow e Teodoro Pereira Filho também foram agraciados com a honraria por notórios serviços prestados à população do município. Como medida de prevenção à Covid-19, o evento teve público reduzido, restrito a convidados dos homenageados. A sessão foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube da Câmara de Vereadores de Brusque.

Fonte: TJ/SC