Notícias 02/01 - Oficial de Balneário Camboriú recebe título de cidadão honorário

A relação entre Marcos Antonio Schroeder e Balneário Camboriú é antiga. Natural de Indaial, o jovem costumava passar os verões das décadas de 1950 e 1960 no município, hospedado por uma tia materna. Naquela época, conheceu, brincou e se apaixonou pelas ruas que passaria a percorrer diariamente quase quatro décadas depois, quando assumiu o 1º Ofício de Registro de Imóveis da comarca. E, graças ao bom trabalho desenvolvido nos últimos 25 anos e à identificação com a cidade, Marco receberá o título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú.

Proposto pelo vereador Lageano (PP), o Decreto Legislativo nº 47/2023 que homenageia o registrador foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal em 28 de novembro. Agora, uma sessão solene será agendada para que ele se torne, oficialmente, parte de Balneário. “Fiquei surpreso e bastante feliz pelo reconhecimento. Tivemos períodos bem difíceis no início, mas conseguimos moralizar as relações antigas do cartório e nos preparar para as mudanças que viriam, principalmente com o registro digital”, afirma o oficial.

Recriando laços
Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marco Antonio Schroeder trabalhou como advogado do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) de 1968 a 1994, em Florianópolis. Com a crise que assolou a instituição na década de 1990, passou a se dedicar a prestar concursos públicos. Foi aprovado como advogado da Infância e da Juventude da capital, até que, em novembro de 1998, foi chamado a assumir o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Balneário Camboriú – dez anos após ter concorrido à vaga ofertada à época.

Ele, então, se mudou com a família e começou a recriar os laços com uma cidade mutante, que vivia um intenso processo de transformação urbana e social. “Ali pelo início dos anos 2000, as construtoras passaram a lançar edifícios de luxo, mais confortáveis. E vieram investidores de grande porte, de alto poder aquisitivo. Isso mudou o conceito de Balneário. Se antes era uma casa de praia, para a qual as pessoas mandavam seus móveis antigos e passavam verões tranquilos, agora elas vinham confraternizar”, conta.

A transformação em um disputado destino turístico foi tão intensa que a expectativa da Prefeitura é receber dois milhões de pessoas neste verão, sendo um milhão no Réveillon – 17,6% a mais do que no ano passado. “A duplicação da BR 101 e dos acessos para o sul aumentaram muito o fluxo de pessoas. Durante todo o ano, temos perfil de um município médio. Mas, durante o verão, esse cenário muda completamente”, explica.

Com isso, o 1º Ofício de Registro de Imóveis precisou se adaptar aos novos tempos e à iminente chegada do registro eletrônico, além da interligação com os serviços em todo o país. “Procuramos oferecer o melhor atendimento, seja praticando os atos rapidamente, seja resolvendo os problemas que a população nos traz”, diz. Marco, porém, destaca que isso tem se dado de forma consensual, o que exige confiança de todos os agentes envolvidos.

Ele sentiu que havia conquistado tal confiança por parte do poder público quando a juíza local pediu que também assumisse a gestão do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Balneário Camboriú durante um breve período de interinidade. “Foi um trabalho desafiador, mas permitiu começarmos um processo de digitalização de todo o acervo. Para mim, foi grande diferencial”, diz.

Por tudo isso, Marco se diz realizado com a homenagem recebida. “É um reconhecimento de um trabalho realizado por 25 anos. Agora, posso, enfim, me considerar um cidadão local”, celebra.