Notícias 08/06 - Anoreg pelo Brasil apresenta projetos da Qualidade às Anoregs da Região Sul

Todos os cartórios podem acompanhar a série de encontros online regionais, que segue até sexta-feira (11), sempre às 10h, no Canal da Anoreg/BR no YouTube.

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) deu início nesta segunda-feira (07.06), à série de encontros online do projeto Anoreg pelo Brasil: Lives Regionais, com a participação dos presidentes das Anoregs da região Sul. O objetivo das lives, que seguem até dia 11, às 10h, é apresentar os projetos da Qualidade que serão desenvolvidos este ano, assim como difundir a atuação e as ações das entidades estaduais. Todos os cartórios podem acompanhar as transmissões no canal da Anoreg/BR no YouTube .

As lives são conduzidas pela diretora da Qualidade da Anoreg/BR, Maria Aparecida Bianchin, que destacou a importância da troca de experiências entre todas as Anoregs. “As lives são de extrema importância para que cada Anoreg possa apresentar suas atuações e ações, que serviram de exemplo para as demais associações, pois ao final dessa série de lives, serão compiladas todas as informações para a criação de um manual de ações e programas para todas as Anoregs, e assim poderemos disseminar as boas práticas e gerar mais economia e dinamismo nas nossas atividades”.

Durante o encontro online foi realizada a apresentação dos Projetos da Qualidade deste ano: Prêmio Nacional das Anoregs (PNA), Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA) e o Programa Cartório Top.

Conheça aqui os Projetos da Qualidade da Anoreg/BR

Para João Pedro Lamana Paiva, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), a participação nos projetos da Anoreg/BR fortalece as Anoregs. “Com o foco na participação do. PQTA, temos desenvolvido trabalhos em favor dos nossos usuários e colaboradores e o mesmo acontece por meio do Programa Cartório Top. Já o PNA, nos estimula a organizar as Anoregs com foco na qualidade”.

Lamana ainda apresentou as ações realizadas pela Anoreg/RS. “Temos o Fórum de Presidentes, que reúne as nove entidades que representamos, e onde nos reunimos para tratar do que é comum para todos e nos empenhamos para ganhar espaço e respeito em todos os setores”, informou. De acordo com ele, por meio dessas reuniões, já surgiram várias ações sociais, como o Cartório do Bem, Notários contra a Covid, prêmios de Serviços dos Cartórios, Cartório da Paz, Fórum Gaúcho – que fez doações para o Amazonas – e a adesão a Campanha Cartório Protege Idosos.

Renato Martins Silva, presidente da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC), ressaltou a intenção em contribuir para o aumento de participações nas ações da Anoreg/BR. “Temos o compromisso de engrossar o coro nessas ações da Anoreg/BR. Acredito que o Programa Cartório Top foi uma ótima ideia para a democratização do trabalho de todos os que atuam no nosso segmento, pois é uma oportunidade de autoavaliação e posteriormente, de participação no PQTA, quando o cartório se sentir apto e seguro”, afirmou Silva.

Para ele, mudanças de paradigmas e a divulgação da importância dos serviços dos cartórios são o caminho para uma melhor compreensão da atividade. “A atuação frente às Anoregs é uma convocação e precisamos nos doar pensando num bem maior, que é o fortalecimento da classe. Podemos mudar muita coisa no destino da nossa atividade, basta que nos engajemos e divulguemos a importância e o valor dos nossos serviços”, complementou. De acordo ele, a Anoreg/SC realiza o Programa E-Qualifica, com o objetivo de capacitar os escreventes e prestar um serviço de qualidade para os usuários.

A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR), Mônica Maria Guimaraes de Macedo Dalla Vecchia, também participou da live e se comprometeu em aumentar a participação paranaense nas ações da Anoreg nacional. “É com muito entusiasmo que recebemos a notícia da realização do primeiro Prêmio Nacional das Anoregs (PNA). é a oportunidade que temos de mostrar a excelência técnica e em gestão que temos. Quanto ao PQTA, garanto que faremos uma forte campanha incentivando a participação dos nossos cartórios e deixaremos de ter uma participação singela”, afirmou.

Mônica ainda destacou a forte atuação da Anoreg/PR na realização de ações focadas na capacitação acadêmica. “Assumi a Anoreg/PR há apenas um ano e dei muita atenção para os projetos acadêmicos e com isso temos diversos programas”, ressaltou Mônica. Segundo ela, há uma parceria com o desembargador Ricardo Dipi para a realização de aulas online duas vezes por semana sobre registro de imóveis e claves notariais e registrais como um dicionário jurídico; uma vez por mês acontece o Pinga Fogo, com convidados para responder questões dos notários sobre o dia a dia das serventias. Também há parcerias com a Academia Paranaense de Direito Notarial e Registral e com a Escola Magistratura Federal (ESMAF), que conta também com uma Escola de Escreventes.

Fernanda de Almeida Abud Castro, diretora Executiva da Anoreg/BR, acredita que a sequência de lives vai inspirar todas as Anoregs. “É muito importante trocar e ouvir o que cada Associação está fazendo por região, pois conseguimos absorver um pouquinho de cada e divulgar essas ações, que servirão de exemplo e estímulo para as demais Associações”, avaliou a diretora.

Confira a programação das próximas lives:

08/06 – REGIÃO SUDESTE

09/06 – REGIÃO CENTRO-OESTE